Google
| |

21 de mai. de 2008

Atividades

Título:

De Olho no Vestibular


Introdução:

Diante de tamanha quantidade de informação sobre as novas tecnologias e sua aplicação na educação, ficamos às vezes sem rumo e até mesmo ansiosos por introduzi-las em nossas aulas, mas sempre preocupados em não prejudicar os nossos objetivos educacionais e principalmente a aprendizagem dos nossos alunos. Portanto, mais do que aprender a construir um blog ou usar as diversas tecnologias, é importante conduzir os alunos nesse mar de novidades e de interatividade, sem perder o foco. O professor tem que estar seguro dos objetivos de seu projeto de ensino para que isso também esteja muito claro aos alunos e para que ninguém se perca na grande teia que é a internet. Este trabalho tem por finalidade criar mais um vínculo entre professor e alunos, que é a criação de um blog específico, para alcançar de forma inovadora os objetivos educacionais propostos.


Objetivos:

- Acessar o blog da professora, onde estarão postados tarefas, comentários e a produção dos alunos;
- Revisar o conteúdo da unidade estudado em sala de aula;
- Elaborar uma lista de exercícios, com base em pesquisas realizadas em livros, revistas, testes vestibulares, internet, etc;
- Registrar no blog o trabalho produzido;
- Ler todos os trabalhos registrados e publicaram seus comentários e respostas;
- Resolver as listas de exercícios postadas no blog;
- Resolver os desafios postados no blog;
- Fazer uma interação de atividades com os colegas.


Recursos didáticos:

- Livros didáticos;
- Revistas;
- Testes vestibulares diversos;
- Internet;
- Blog;
- Quadro branco;
- Marcadores de quadro;
- Listas de exercícios;


Conteúdo:

Função Logarítmica

- Um pouco de história dos logaritmos;
- Definição da função logarítmica.
- Conseqüências da definição.
- Equações logarítmicas
- Propriedades dos logaritmos.
- Mudança de base.
- Gráfico da função logarítmica
- Equações exponenciais
- Equações logarítmicas
- Inequações exponenciais
- Inequações logarítmicas.

Seqüência ou sucessão

- Progressão aritmética
- Definição
- Classificação da P.A.
- Fórmula do termo geral de uma P.A.
- Resolução de problemas de P.A.
- Interpolação aritmética
- Fórmula da soma dos n termos de uma P.A. finita.


Desenvolvimento:

- Dividir a sala em 6 equipes;
- No laboratório de informática, as equipes deverão acessar o blog
- Cada equipe deverá elaborar uma lista de exercícios com 10 questões (de três conteúdos da lista sugerida pelo professor);
- Entregar uma cópia da lista respondida corretamente para ao professor;
- Imprimir uma cópia da lista, sem respostas, para as outras equipes (5 no total);
- Cada equipe deverá responder corretamente as listas recebidas das demais equipes e entregar para o professor, que fará a correção;
- Ao final, cada equipe deverá fazer a correção da lista que elaborou no quadro branco para as demais equipes tirando, sempre que possível, as dúvidas que surgirem entre os colegas (poderá também postá-las no blog);
- Cada componente, ou seja, cada aluno deverá obrigatoriamente, participar de todas as correções feitas por outras equipes, fazendo anotações em seus cadernos, pois valerá 0,5 (meio ponto) por participação e anotações;
- Todas as pesquisas deverão ser feitas na biblioteca da escola e no laboratório de informática através da navegação em sites matemáticos (links indicados no blog );
- A cada etapa concluída as equipes deverão entregar uma cópia do trabalho produzido, ao professor ou responsável, para que seja postado no blog.


Tempo necessário:

- 10 aulas


Avaliação:

- Elaboração e resolução da lista e postagem no blog: 1,0
- Resolução das listas das demais equipes e comentários no blog: 5,0
- Apresentação de cada equipe: 1,5
- Participação de cada aluno nas apresentações: 2,5
- Total: 10,00
- Ponto extra (1,0) para quem conseguir responder um desafio do blog.



Links:

http://www.somatematica.com.br/provas.php
http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo/funcoes/logaritmica/historia/hist_log.htm;
*
http://paginas.terra.com.br/educacao/calculu/;
http://www.canalkids.com.br/cultura/matematica/index.htm;
*http://www.clinicadematematica.com.br;
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/hm/page01.htm
*
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica
http://revistaescola.abril.com.br/online/reportagem/repsemanal_205051.shtml
http://portalmatematico.com/inicial.shtml
http://www.estudantes.com.br/simulado/sim_1_8.asp (prescisa logar)
www.vestibulandoweb.com.br/matematica
www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_exercicios.htm
www.vestibular1.com.br/simulados
http://www.vestibular1.com.br/simulados/smat.htm
www.vestibular1.com.br/apostilas/apostilas_matematica.htm
www.profcardy.com/exercicios
http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/simulados/matemática.aspx

www.passeiweb.com/vestibular/simulados
http://www.estudeonline.net/provas_simulados.aspx
http://www.mundovestibular.com.br/
http://www.seruniversitario.com.br/pages/canais/simulados/matematica/


0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário e coloque seu nome no final do post!