Doodle escrito em giz é homenagem do Google a matemático.
Nesta quarta-feira, a página principal do Google apresenta um doodle em homenagem ao matemático e cientista francês Pierre de Fermat. Na legenda do doodle, o buscador brinca com uma famosa frase de Pierre: "Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas este doodle é muito pequeno para contê-la". O doodle traz o nome do Google escrito em giz em um quadro negro a partir do "Último Teorema de Fermat", uma das equações mais famosas de Fermat.
Conta a história que este teorema foi escrito nas margens do livro Aritmética de Diofante, seguido de uma frase: "Eu tenho uma demonstração realmente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é muito estreita para contê-la". Escrever nas margens dos livros era um costume de Fermat e foi graças a essa mania e ao seu filho mais velho, Clément-Samuel, que suas anotações não se perderam.
Nascido em Beaumont-de-Lomagne em 17 de agosto de 1601 e morto em 1665, Pierre fez contribuições para o cálculo geométrico e infinitesimal inestimáveis, como a Teoria da Probabilidade, entre várias outras mais.
É muito bom ver gênios da Mtemática serem homenageados e reconhecidos não somente por matemáticos e estudiosos, mas por todos.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça o seu comentário e coloque seu nome no final do post!