Revista ZETETIKÉ
Instituição responsável: UNICAMP
Ano de fundação: 1993
Periodicidade: Quadrimestral (a partir de 2015)
Parceria: parceria entre a Faculdade de Educação da Unicamp (FE/Unicamp) e a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF)
Objetivo: divulgar a produção acadêmica ligada à área de Educação Matemática, tanto do Brasil como do exterior.
Prazo para submissão:
Avaliação:
Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/index.php/zetetike/
Boletim de Educação Matemática -BOLEMA
Instituição responsável: UNESP de Rio Claro
Ano de fundação: 1985
Periodicidade: Quadrimestral (a partir de 2008)
Parceria: Embora nascido vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, o BOLEMA – cuja primeira edição é de 1985 – já se tornou um periódico nacional, com corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, tendo sido avaliado como periódico QUALIS A1pela CAPES nas áreas de Ensino de Ciências e de Educação
Objetivo: disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins
Avaliação: Qualis A1
Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema
Educação Matemática em Revista
Instituição responsável: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
Ano de fundação:
Periodicidade: Quadrimestral (a partir de 2008)
Parceria: Grupo de Trabalho Avaliação e Educação Matemática (GT-08) da Sociedade Brasileira em Educação Matemática (SBEM)
Objetivo: publicar artigos de interesse do professor que ensina Matemática.
Avaliação: Qualis B1
Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/index
Revista Educação Matemática Pesquisa
Instituição responsável: PUC-SP
Ano de fundação:
Periodicidade: Quadrimestral
Parceria: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP
Objetivo: constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional
Avaliação: Qualis
Avaliação: Qualis
Disponível em: http://revistas.pucsp.br/emp
Revista Brasileira de História da Matemática - SBHMat
Instituição responsável: Sociedade Brasileira de História da Matemática
Ano de fundação: 2001
Periodicidade: Semestral
Parceria: Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
Objetivo: publicação somente trabalhos acadêmicos originais sobre História da Matemática em geral e sobre sua relações com outros campos como a Educação Matemática e a Filosofia da Matemática
Avaliação: Qualis
Disponível em: http://www.rbhm.org.br/
Revista: Com a Palavra,O Professor
Instituição responsável: Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) - UESB
Ano de fundação: 2015
Periodicidade: Quadrimestral
Parceria: Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Objetivo: divulgação de Práticas de Sala de Aula e produção científica de professores da Educação Básica, Graduandos, Posgraduandos, enfim a produção de artigos inéditos de professores dos diversos níveis.
Avaliação: Qualis B2
Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/index
TABELA DE REVISTAS COM A AVALIAÇÃO QUALIS DA CAPES
Nome da
Revista
|
Endereço
eletrônico
|
Qualis da CAPES
|
ZETETIKÉ
|
*B1
**
B1
| |
BOLEMA
|
*A2
**
A1
***B1
| |
Educação
Matemática em Revista
|
*B1
– (SP)
**
B2 – (SP)
*B5
– (RS)
**
B4 – (RS)
| |
Revista
Educação Matemática Pesquisa
|
**
B2
| |
Revista
Brasileira de História da Matemática
|
**
B1
*B2
***B3
| |
Educação
& Sociedade
|
*A1
**
B2
| |
Revista
Educação e Pesquisa
|
*A1
**
B2
| |
Boletim
GEPEM
|
*B1
**
B1
| |
Contexto
& Educação
|
*B3
**
B4
| |
Contrapontos
|
*B2
**
B5
| |
Revista
história da Educação
|
*B1
| |
Reflexão
e Ação
|
*
B3
| |
Revista
da Faculdade de Educação
|
*
B5
| |
Revista
de Educação PUCCampinas
|
*B3
**
B4
| |
Caminhos
da Educação Matemática em Revista
|
*B5
**
B5
| |
Ciência
& Ensino
|
*B2
**
B2
| |
Cadernos
CEDES
|
*A2
**
A2
| |
Educação
em Revista (UFMG)
|
*A2
**B3
***B5
| |
Cadernos
de Educação
|
*B1
**
B5
| |
Ensino
de Ciências e Tecnologia em Revista
|
*B2
| |
IMPULSO
|
*B4
**
B4
| |
Perspectivas
da Educação Matemática
|
**
B5
| |
Educação
Matemática em Foco
|
*B5
**
B4
| |
Revemat:
Revista Eletrônica de Educação Matemática
|
*B5
**
B4
| |
Revista
Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
|
*B3
**
B4
| |
Jornal
Internacional de Estudos em Educação Matemática
| ||
Acta
Scientiae - Revista de Ensino de Ciências e de Matemática
|
*B4
**
B3
| |
EM
TEIA
| ||
Educación
y Educadores
| ||
Educar
em Revista
|
*A2
**
B4
| |
Educere
|
*B1
**C
| |
Revista
Brasileira de Educação
|
*A1
**B2
| |
Alexandria
– UFSC
|
*B3
| |
Diálogos
(Maringá)
|
*B2
| |
Revista Educação:
Teoria e Prática
|
*B2
| |
Experiências
em Ensino de Ciências
|
*B2
| |
Interações
(UCDB)
|
*B2
| |
Interface
(Botucatu impresso)
|
*A2
**
B3
| |
Investigações
em Ensino de Ciências (online)
|
*A2
**
A2
| |
Paradigma
(Maracay)
|
*B2
**
B4
| |
Práxis
Educativa (UEPG – online)
|
*B1
| |
Quadrante
(Lisboa)
|
*B1
**
B3
| |
Revista
Portuguesa Educação
|
*A2
| |
Revista
de Centro de Educação – UFSM (Santa Maria)
|
*B2
| |
Revista
Iberoamerica na de Educacion (online)
|
*B1
| |
Revista
Mexicana de Investigacíon Educativa
|
*B1
| |
Revista:
Com a Palavra, o Professor
|
|
B2
|
Acesso
aos sites em 09/01/2017
Legenda:
Área de Educação (*); área de Ensino de Ciências e Matemática (**);
e para a área de Matemática / Probabilidade e Estatística (***).
e para a área de Matemática / Probabilidade e Estatística (***).
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes
para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de
pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades
específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por
meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira. Como resultado,
disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos
programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. Compete aos comitês de área a qualificação de
periódicos, anais, jornais e revistas (QUALIS) em cada área de pesquisa.
A classificação possui atualização anual e segue uma série de critérios
definidos pela CAPES, como número de exemplares circulantes, número de bases de
dados em que está indexado, número de instituições que publicam na revista, etc.
Os estratos estão divididos em 8 níveis, em ordem
de qualidade. Estes são:
·
A1 - para periódicos de excelência internacional
reconhecidos como relevantes no Brasil (pode haver periódicos nacionais na
lista desde que tenham alcance internacional)
·
A2- para periódicos de excelência reconhecidos como
relevantes no Brasil (é um nível realmente muito bom para se publicar)
·
B1 - B2 - B3 = em ordem decrescente de
"qualidade" para o "resto" dos periódicos
·
B4 e B5 = periódicos bem mais inferiores no sistema
de avaliação
·
C = é periódico só na definição técnica, mas tem
por atribuição avaliativa valor=zero
Para verificar o Qualis
de uma revista ou periódico você deve acessar o Qualis Capes na Plataforma
Sucupira. Há três possibilidades de busca: 1) por ISSN do Periódico; 2) por
título do periódico; 3) por classificação/área de avaliação.
Referências:
http://posgraduando.com/como-consultar-o-qualis-da-capes/. Acesso em 09 de janeiro de 2017
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em 09 de janeiro de 2017
http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis. Acesso em 09 de janeiro de 2017
http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/licenciaturaemmatematicaitaqui/files/2012/05/Mapeamento-de-Revistas-MARIELE-JOSIANE-FUCHS.1.pdf. Acesso em 09 de janeiro de 2017
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